Flávia Tebaldi
Processo Rizoma/ Coda 1+3
Vídeo loop
0:55
2021
PROCESSO RIZOMA
O trabalho aqui proposto, intitulado Processo Rizoma, surge da busca por estabelecer, como disse Nicolas Bourriaud, “utopias de proximidade”. Ilhas de relação que se interconectam a partir de estratégias comuns de produção de sociabilidade, de presença. Concebido a partir da pesquisa realizada entre a campanha presidencial de 2018 e em 2019 em grupos fechados pró-Bolsonaro no Facebook, uma proposta inicial de reproduzir a estética e narrativa próprias das imagens desses grupos subvertendo o sentido da mensagem foi tomando outro formato à medida que a violência em torno do conteúdo veiculado se amplificava. Com a pandemia de COVID-19 e o isolamento social, qualquer possibilidade de proximidade, ainda que utópica, parecia inviável. Foi nesse contexto que reconfiguramos a ideia de coletivo na proximidade da (i)materialidade digital e definimos, então, que a subversão não viria de dentro dos grupos e dos seus códigos, mas por meio de uma outra forma de ocupar a internet. Assim, como a internet é a plataforma para redes de controle discursivo e disseminação de ódio, para nós seria uma plataforma para criação de outros modelos de redes sociais.
Composto por três movimentos, cada um, ao seu modo, busca esvaziar o discurso político do medo por meio de proposições, realizadas ao longo de dois anos, como um exercício de observação e escuta do tempo presente.
Flávia Tebaldi
Processo Rizoma/ Pátria amada Brasil real
Lambe
Dimensões variáveis
2019
Colaboração Lucas Albuquerque
Lambe único a ser afixado em rua de grande circulação para observação e registro de reações, ainda não realizado enquanto ação de rua. Um dos objetivos do discurso do ódio, como forma de controle social, é a produção do medo paralisante. Um medo que não se sabe exatamente de quê, mas que nos coloca em estado de imobilidade, como ocorreu na época, frente ao temor da reação das ruas bolsonaristas.
Da interrupção do projeto surgiu o entendimento de que a prática de enfrentamento adequada deveria ser inversa ao confronto – o desmonte de um campo poderia se dar como efeito secundário do fortalecimento de um outro campo, em total alteridade.
Flávia Tebaldi
Processo Rizoma / Poema de Quinta
Poema por apropriação e montagem da fala de Bolsonaro transmitida na Live de Quinta de 11/03/2021 ( https://youtu.be/CcFfO5rM_EI )
Dimensões variáveis
2021
Novas poéticas que começam a tomar forma a partir do apre(e)ndido no projeto interrompido Pátria amada Brasil real e no projeto coletivo A Memória é uma ilha de edição, publicado no site do Olha Geral Quarentena (http://www.olhageral2020.uerj.br/index.php/artistas/flavia-tebaldi). Ativando uma transversalidade de enfrentamento entre os campos, busco novas formas de atuar sobre a palavra, neutralizando o potencial necrosemântico original, transformando-a em matéria orgânica, rica em produção de vida.
Processo Rizoma / O ciclo da vida
Flávia Tebaldi
Processo Rizoma / O ciclo da vida
Kokedame em musgo sphagnum e jornal, substrato para plantas, água, cordas de sisal e mudas de orquídea Oncidium variconsum,
Dimensões variáveis
2021
Fotos por Cristiano Cardoso
Proliferação colaborativa em aberto a ser realizada com as seções de Economia e Política de jornais como O Globo, etc. Rasgadas e misturadas `a musgo sphagnum, substrato para plantas e água irão nutrir mudas de orquídea Oncidium variconsum, popularmente conhecida como Chuva de Ouro. Suspensas por cordas de sisal nas arvores urbanas, serão a vingança da beleza, da vida e do cuidado no cotidiano perturbado de nossas ruas.
Orientação TFG: Maria Moreira